Confundir os nomes e tipos de sushis é comum mesmo para os amantes da gastronomia japonesa. Neste artigo, vamos falar dos diferentes e mais comuns sushis conhecidos no mercado brasileiro. O sushi é basicamente composto por arroz avinagrado, folhas de alga e ingredientes como peixe, carne, ovos e vegetais
Maki é um sushi com a alga enrolada pelo lado de fora. Seu recheio é composto por, no máximo, dois ingredientes. Pode ser facilmente montado com a esteira Makisu-Hasegawa. Diferentemente das esteiras convencionais de bambu, que precisam ser plastificadas e possuem fios de algodão para a sua amarração, a esteira Makisu-Hasegawa não necessita ser plastificada, pois é produzida em material resistente, higiênico e antiaderente, não permitindo que o arroz grude e evitando desperdícios
O hot roll, também conhecido como sushi empanado ou apenas hot, é um tipo de “maki”, um sushi enrolado em uma alga marinha desidratada com arroz e com recheio de peixe, geralmente salmão ou atum. Após enrolado, o prato é revestido por uma crocante camada de farinha panko e frito, e em seguida fatiado. Depois de fatiado em pedaços circulares, que podem ser servidos com os molhos tarê ou shoyu. Apesar de ser uma criação estadunidense, sua adequação ao paladar brasileiro fez com que o hot roll conquistasse os cardápios de restaurantes pelo país.
Também conhecido como sushi invertido, o uramaki é um tipo de sushi que vem com o gohan (arroz japonês) por fora e a alga por dentro: ura = reverso, de dentro, e maki = enrolado com dois ou mais recheios, sendo um deles peixe cru ou assado.
Por possuir o arroz voltado para o lado de fora, enrolá-lo pode ser uma tarefa um pouco desafiadora sem os materiais adequados. Com as luva de polietileno Singer, você evita que o arroz grude nas suas mãos, diminuindo desperdícios e tempo ao enrolar.
Mesmo não tendo sido criado no Japão, o uramaki foi bem aceito por sua versatilidade e pela sua versão mais famosa, que é o “califórnia maki”, um sushi que leva manga, pepino e kani-kama.
O sushi califórnia segue um modelo de produção parecido com o maki, entretanto, a alga está na parte interna do sushi, sendo revestida por arroz pelo lado de fora. Em vez de dois ingredientes, temos três: manga, pepino e kani-kama, o que traz mais sabor e possibilidades de combinações.
O nigiri é uma bolinha de arroz com uma fatia de peixe ou omelete por cima. Para montar o nigiri perfeito, é necessária uma combinação de temperatura com firmeza de aperto ideal para que seu formato não se desmanche ao ser consumido. Com a ASM430, o processo de produzir o nigiri perfeito é realizado de forma rápida, padronizada e sem desperdício!
O Onigiri é um lanche muito popular no Japão, que ganha cada vez mais espaço no paladar brasileiro. É um bolinho de arroz que tem sua produção parecida com o nigiri, entretanto, é maior e geralmente triangular, podendo ser recheado com peixe ou outro alimento e enrolado em pequenas fatias de alga. A ASM545 possui em uma das suas funções a possibilidade de produzir onigiris, uma ótima opção para quem busca produzir em larga escala de forma padronizada e sem desperdício.
Sashimi são fatias de peixe, mariscos ou frutos do mar servidos crus. Os tipos de sashimis mais populares no Brasil são: atum (maguro), salmão (sake), sardinha (iwashi), polvo (tako) e lula (ika). Para o melhor aproveitamento e corte do peixe, é muito importante ter uma faca adequada e específica, como a Sekizo, de 240 mm e a Sakai Tohji Iwakuni, de 180 mm, ambas forjadas em aço inox, o que evita a oxidação, e com afiação apenas de um lado, oferecendo mais precisão e vida útil ao corte.
O temaki é um sushi em formato de cone que se tornou muito popular nos últimos anos no Brasil. Basta concentrar seus ingredientes na parte superior
O burrito de sushi é o prato perfeito para quem está com fome. Leva esse nome por ter um formato semelhante ao de um burrito tradicional, porém, é produzido com ingredientes clássicos de um sushi. Seu tamanho permite uma quantidade maior de ingredientes em seu interior.
A proposta do omusando é ser um prato semelhante a um sanduíche, porém, em vez de pão, temos a alga e uma manta de arroz. Seu interior pode ser composto por diferentes tipos de ingredientes, como frituras, legumes, verduras ou carnes. A ASM865 permite produzir a manta de arroz de forma prática e rápida, deixando você livre para se preocupar com o que vai colocar dentro do seu omusando.
Pronto, agora você está familiarizado com a variedade de tipos de sushi disponíveis, o que significa que você pode fazer pedidos sem receio de errar em seu restaurante japonês favorito.